top of page

Conspiração e fé se misturam em trama no Cairo

Garoto dos Céus (Boy from Heaven no original) é uma coprodução entre Suécia, França, Dinamarca e Finlândia. Ele foi escolhido como o representante sueco ao Oscar 2023 de Melhor Filme Internacional, superando um forte concorrente, Triângulo da Tristeza, vencedor da Palma de Ouro e dirigido por Ruben Ostlund, que teve seu filme mais famoso, The Square, como finalista ao Oscar 2018.


Sua estreia mundial aconteceu no Festival de Cannes, onde levou o prêmio de Melhor Roteiro, escrito pelo próprio diretor, Tarik Saleh. Daí em diante, o longa percorreu uma trajetória bem interessante em festivais, e aqui no Brasil foi exibido pela primeira vez na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.


A história tem como protagonista Adam, filho de um pescador de um balneário egípcio que, depois de muito estudo, passa nos exames e entra na Universidade Al-Azhar, a mais importante instituição de ensino do islamismo e a segunda universidade mais antiga do mundo.


Pouco depois de sua chegada, o Grande Imã da entidade morre e o jovem se vê envolvido em um jogo cheio de tensão que envolve política e religião.

Durante o último Festival de Cannes, o diretor deu uma declaração impactante e que diz muito sobre a relação entre o Ocidente e o islamismo: “O Ocidente é obcecado pelo Islã, e ao mesmo tempo não entende nada sobre essa religião”. Partindo dessa sua visão, ele traz elementos muito elucidativos que são apresentados de maneira pouco convencional. A carreira do cineasta, diga-se de passagem, é marcada por filmes polêmicos. Tanto que seu longa anterior teve a exibição proibida no Egito, o que fez com que Garoto dos Céus fosse filmado em Istambul, na Turquia.


São muitas as razões que fazem de Garoto dos Céus um filme arrebatador, e o roteiro, naturalmente, é a principal delas. Através de inúmeras sequências de manipulações que envolvem os personagens – e inevitavelmente também o espectador – o filme vai apresentando soluções que vão sendo reveladas aos poucos, nos tirando do papel de condescendentes, muito diferente do que poderia acontecer diante de um enredo simplista ou convencional. Com seu olhar brilhantemente inovador acerca de assuntos tão delicados, Garoto dos Céus é, portanto, uma verdadeira aula sobre os meandros da política misturada com religião. Mais do que imperdível, um filme absolutamente necessário.


Garoto dos Céus | Estreia 26.01.2023 | Dir. Tarik Saleh | Suécia/França/Finlândia/Dinamarca | Drama/Suspense | 126 min.

Yorumlar


bottom of page