Por Pedro de Rosis
Engraçado e extravagante em um só take, Medusa Deluxe é um filme único. Ano após ano, os cabeleireiros da cidade se reúnem para uma competição de cabelos e penteados, sendo uma fonte de intrigas e fofocas nesse universo repleto de drama e sujeitos excêntricos. Somos inseridos no filme com a notícia de que um assassinato ocorreu. A vítima? Um dos cabeleireiros competidores. Assim, dedos são apontados entre os integrantes, o que é uma ótima abertura para as rixas do passado serem trazidas à tona.
Esse ambiente de investigação com elementos de comédia vem da mente do jovem britânico Thomas Hardiman, que faz aqui sua estreia na direção de um longa-metragem, e é também seu primeiro roteiro. Seu filme anterior, o curta Radical Hardcore, fala sobre a fabricação de tapetes britânicos por meio de uma história de amor. Seu outro trabalho, Pitch Black Panacea, segue Amy e Carl, que possuem uma doença nos olhos e se inscrevem num tratamento nada ortodoxo para encontrarem a cura.
Portanto, não é de hoje que Thomas vem explorando personagens e cenários únicos, no maior estilo britânico e com seu humor ácido. Não é surpresa que o filme tenha passado com enorme burburinho nos festivais de Locarno e de Rotterdam, tanto que a A24 adquiriu os seus direitos de exibição para os EUA, e a distribuição do longa chegou a diversos países, como o Reino Unido, Índia e toda América Latina. No Brasil ele teve aquisição pela O2 play.
Robbie Ryan agrega qualidades extras ao filme, por meio das suas grandes habilidades como diretor de fotografia. Você certamente conhece seu trabalho através de filmes como A Favorita, American Honey e Eu, Daniel Blake. Aqui ele faz com que o longa pareça filmado de maneira contínua, em apenas um take, ajudando a criar o ambiente de tensão, permitindo com que os atores tenham grande liberdade para explorar seus personagens e mostrando o ambiente físico da história, como se estivéssemos inseridos naquele mundo, acompanhando passo a passo os acontecimentos.
O toque final é dado pela junção dos atores com a direção de arte numa vibe camp, uma espécie de "espírito da extravagancia". A arte mistura salas cheias de perucas, cabelos, apliques e acessórios coloridos com corredores frios e sujos de um centro comunitário, mostrando o contraste do mundo da competição de cabelos e das pessoas ali envolvidas.
Já os atores possuem claramente uma grande conexão, formando um elenco unido e que sabe muito bem o que está fazendo, encarnando a proposta do diretor e o uso do ridículo, sem cair no brega. Usam e abusam dos elementos de cena, como o vape de Rene, que acaba complementando o tom da personagem.
Se você gosta de humor ácido e britânico, extravagância e murder mystery, tudo junto e misturado, esse filme é para você. Uma dica: assista aos créditos finais, eles são a cereja do bolo dessa experiência.
Confira o trailer
Medusa Deluxe | Estreia 15.06.2023 | Dir: Thomas Hardiman | Reino Unido | 101 min.
Comments