Por Larissa Reis
2024 foi um ano de grandes filmes. Do drama à comédia, da comédia ao terror e do terror ao romance! Muitos candidatos ao Oscar, incluindo o fenômeno nacional Ainda Estou Aqui, que estreou em novembro e segue lotando salas por todo o país. Mas o que esperar de 2025? Será que as produções serão fortes o suficiente para superar 2024? Vamos conferir o que de mais promissor chega aos cinemas nos próximos três meses, até a premiação da Academia.
Em janeiro, temos dois filmes que participaram do Festival Filmes Incríveis, realizado em sua primeira edição em São Paulo: Encontro com o Ditador, um suspense ambientado no Camboja durante o governo tirânico de Pol Pot, e O Homem Mais Feliz do Mundo, uma boa surpresa da Macedônia do Norte, dirigida pela mesma cineasta de Deus é Mulher e Seu Nome é Petúnia. Também teremos o remake de Nosferatu, dirigido por Robert Eggers, grande cineasta quando o assunto é suspense e terror. No elenco estão Emma Corrin (a Princesa Diana de The Crown), Aaron Taylor-Johnson, Willem Dafoe, Lily-Rose Depp e, no papel do grande Conde Orlok, Bill Skarsgård (de It – A Coisa).
Agora, mesclando suspense com uma pitada de romance, temos Babygirl, estrelado por Nicole Kidman e Antonio Banderas. Com o vencedor do Oscar de Melhor Ator por Oppenheimer, Cillian Murphy, chega Pequenas Coisas Como Estas, que foi destaque no recente Festival de Berlim e promete chamar a atenção do público. Outro filme que também gera grande expectativa é Anora, de Sean Baker, que teve sessões esgotadas na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Conclave, com Ralph Fiennes, é mais um filme promissor, com grandes chances de conquistar várias categorias no Oscar de 2025, incluindo a de Melhor Ator. Vamos ficar de olho!
Fevereiro começa com o nacional A Voz Que Resta, um monólogo dramático da diretora independente Roberta Ribas, seguido do relançamento de Aos Pedaços, do grande diretor brasileiro Ruy Guerra, mais O Brutalista, dirigido por Brady Corbet, que tem ganhado atenção dos críticos. Outro grande destaque é Emilia Pérez, vencedor do Prêmio do Júri em Cannes, estrelado por Selena Gomez e Zoë Saldaña, o grande “inimigo” de Ainda Estou Aqui nas competições internacionais. Maria Callas, com Angelina Jolie, não poderia, de forma alguma, ficar fora do páreo quando o assunto é atuação feminina.
Já em março, temos a grande Fernanda Montenegro em Vitória, filme baseado em uma história real, extremamente emocionante – e, mesmo que não fosse, valeria pela presença da nossa monumental atriz. Teremos ainda Black Bag, de Steven Soderbergh, um thriller de espionagem com Cate Blanchett e Michael Fassbender no elenco. E, para fechar o mês, Parthenope: Os Amores de Nápoles, de Paolo Sorrentino (realizador da obra-prima A Grande Beleza), com o brilhante Gary Oldman ao lado de Celeste Dalla Porta e Stefania Sandrelli. Enfim, filme bom para ver no cinema não vai faltar, e isso é só o começo. Prepare-se para um ano novo de muita emoção nas telonas!
JANEIRO
02.01 - Encontro com o Ditador, de Rithy Panh 02.01 - Nosferatu, de Robert Eggers 09.01 - Babygirl, de Halina Reijn 09.01 - Pequenas Coisas Como Estas, de Tim Mielants 23.01 - Anora, de Sean Baker 23.01 - Conclave, de Edward Berger
FEVEREIRO 06.02 - Emilia Pérez, de Jacques Audiard 06.02 - A Voz Que Resta, de Roberta Ribas 06.02 - O Brutalista, de Brady Corbet 13.02 - Maria Callas, de Pablo Larraín
MARÇO 13.03 - Vitória, de Andrucha Waddington 13.03 - Black Bag, de Steven Soderbergh 20.03 - Parthenope: Os Amores de Nápoles, de Paolo Sorrentino
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