O presidente que conquistou o mundo
Por Pedro de Rosis
Um homem cheio de sonhos, paixão e determinação. Esse é José Mujica, popularmente conhecido como Pepe. Militante e ex-presidente do Uruguai, Pepe conquistou não só a nação sul-americana, mas também o mundo com suas reflexões sobre a humanidade, a natureza e a sociedade. Algumas de suas declarações caíram nas redes sociais e foram compartilhadas aos milhões, tocando cada vez mais pessoas.
Agora, seus pensamentos e ensinamentos foram reunidos em um filme que estreia nos cinemas em 5 de dezembro. Com o título simpático Os Sonhos de Pepe, que reflete a personalidade carismática do protagonista, a obra oferece um aprofundamento de seus pensamentos sobre diversos temas, que são caros não só a ele, mas a todos nós.
São apresentados momentos de sua vida pública, como seus famosos discursos na ONU e em assembleias locais, mas também cenas mais íntimas de sua vida particular. Descobrimos, por exemplo, que Pepe e sua esposa Lúcia cultivam flores em sua chácara, utilizando a técnica ensinada por vizinhos japoneses.
Isso é possível porque a equipe do filme, liderada pelo diretor Pablo Trobo, acompanha Pepe em diversas situações públicas e privadas, em diferentes ambientes e países, capturando momentos únicos.
Além disso, no filme, vemos seu posicionamento em temas importantes de sua trajetória. Sob seu comando, o Uruguai se tornou o primeiro país do mundo a legalizar o uso recreativo, médico e industrial da maconha – uma política interna que reverberou globalmente.
Também vemos suas articulações além de sua terra natal, como sua participação no desenvolvimento do acordo de paz na Colômbia.
Construído de maneira bem equilibrada, Os Sonhos de Pepe é um filme leve, apesar de tratar de temas sérios e socialmente urgentes. É um convite para você conhecer de verdade este homem tão cativante em sua natural simplicidade. Após a sessão, é certo que você sairá do cinema com o coração mais sereno e esperançoso.
Confira o trailer
Os Sonhos de Pepe | Estreia 05.12.2024 | Dir. Pablo Trobo | Uruguai | Documentário 86 min.
Comments